sábado, 9 de julho de 2016

QUANDO COMEÇA A SEMANA E O FINAL DELA, Por Dr. Paulo Guerreiro

Paulo Vicente Guerreiro Peixoto

A semana é um período de tempo correspondente a um grupo de sete dias, que é o tempo de duração aproximado de uma fase lunar (¼ de ciclo lunar). Porém, a origem da expressão é mais recente e vem do latim "septimana", que significava sete manhãs.
A semana foi uma evolução na orientação de intervalo de tempo, cujo início ocorreu pela relação do homem com a natureza e principalmente com o que mais lhe chamava atenção e influenciava em sua vida, a movimentação dos astros, a Lua o Sol e dos planetas errantes por eles monitorados.
Na antiguidade, ao homem a Lua era muito mais significativa do que o Sol porque iluminava as noites, conceito que hoje não é bem compreendido. A origem do período de 7 dias está intimamente ligado com sua proximidade em duração com as fases da Lua, que acabaram gerando os primeiros calendários anuais, hoje conhecidos como calendários lunares, e que também acabaram gerando a nível global os calendários semanais.
Em Portugal, no Brasil e em todos os países de língua portuguesa existem duas formas para representação da semana.
Uma forma de representação é derivada da sequência de dias dos eventos bíblicos, sendo sábado o sétimo e último dia da semana, dia de oração e de descanso, a outra forma de representação é orientada pelo trabalho, lazer e litúrgica cristã, sendo domingo o sétimo e último dia da semana, dia de oração e de descanso.
As expressões segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira derivam das expressões de "secunda feria", "tertia feria", "quarta feria", "quinta feria" e "sexta feria" do latim litúrgico, que representavam o segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto dia seguintes ao "Sabbatum", sábado,, no qual os Judeus e Cristãos faziam suas orações de fé e descanso no sábado, e a partir do ano 325 d.C no Primeiro Concílio de Niceia, o domingo seria confirmado como dia de descanso cristão, e a guarda do sábado abolida no Concílio de Laodiceia, para distinguir-se dos judeus.
A ordem para os dias da semana mais utilizada mundialmente tem sua origem em astros e deuses quando do sistema geocêntrico e também em orientação litúrgica cristã. Esta semana é representada começando-se pela segunda-feira e terminando no domingo, sendo domingo o dia de descanso para a maioria dos povos, e o sábado e domingo o que se chama de fim de semana.
Já a tradição muçulmana, utilizado em países islâmicos e observada por seguidores desta religião. A semana começa sábado e termina na sexta-feira, sendo sexta-feira o dia do descanso os mesmos. Por outro lado existe, baseado nos fundamentos bíblicos, utiliza dos por seguidores da religião judaica e por cristãos sabatistas, a semana começa pelo domingo terminando no sábado, sendo sábado o dia de descanso para seus seguidores.
A minha intenção ao trazer esta explicação não é o de criar polêmica sobre em qual dia começa realmente o FINAL DE SEMANA, é demonstrar que não devemos comparar nem alinhar calendários semanais de diferentes culturas, credos e religiões, pois, além de desrespeito isto tira a ordem e o significado de suas origens.
O importante é, seja qual for a sua religião, credo ou dogma, ou seja iniciada ou findada a sua semana, que ela seja de MUITA PAZ, DE FRATERNIDADE E CARIDADE ENTRE TODOS OS IRMÃOS, REPLETA DE ALEGRIA, DE RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, DE TOLERÂNCIA, CHEIA DE SAÚDE, SEM VIOLÊNCIA, DE CONFRATERNIZAÇÕES E REALIZAÇÕES POSITIVAS E, PRINCIPALMENTE, DE UNIÃO no seio de cada FAMÍLIA MARAGOGIPANA, da BAHIA e DO BRASIL.
Um bom FINAL DE SEMANA a todos meus Amigos e IRMÃOS com AS BENÇÃOS do GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.
Paulo Vicente Guerreiro Peixoto .'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca escreva para os outros, o que você não gostaria de ler