sábado, 24 de junho de 2017

Maragojipe: São João como investimento. Por Renato Uau

Renato Uau

Mais uma vez a prefeitura não realizará o tradicional São João do Cais, como divulgado em recente nota. E novamente, os argumentos beiram ao cinismo, mostrando que essa gestão não respeita nossa cidade e seu povo, e que seus atos são pautados na mentira e truculência. Soma-se a tudo isso uma câmara de vereadores em que parte dos seus integrantes, assistem inertes esses desmandos, alguns inclusive que se comprometeram de forma contundente defender os interesses de Maragojipe nas eleições, mas que hoje se acovardam vergonhosamente.
Em reunião com seus secretários, ou seja, sem ouvir a comunidade e os segmentos que se interessam pela festa, a prefeitura decidiu pela não realização do evento. Foram quatro anos assim e parece que a tônica se repetirá. Com um secretariado composto em sua maioria por pessoas de fora, eles não entendem a importância que tem o evento para a própria história da cidade. Os poucos maragojipanos que compõem o quadro, não configuram com força política suficiente para priorizar tal demanda.
É preciso que a prefeitura priorize o setor de serviços de Maragojipe, ele certamente é hoje nossa maior opção para sairmos da crise que enfrentamos. Setor esse que é composto, pelo turismo, entretenimento, cultura e outras atividades que são indutoras de crescimento. E que antes desse grupo se apossar da prefeitura se consolidavam como opção ao pólo naval que se instalava na cidade. Com estagnação das obras no estaleiro esse setor pode muito bem absorver essa demanda.
Mas para isso, esse grupo precisa saber a diferença entre investimento e gasto. A cultura e criatividade do maragojipano é sua principalforça, nos alimentamos disso, nos reerguermos e ganhamos notoriedade no cenário nacional e também internacional justamente por isso, nossas festas. Foi um trabalho árduo, que teve o envolvimento de todos os setores da sociedade, todos os grupos políticos independente de partidos, e graças a esse desprendimento conseguimos resgatar a visibilidade e prestígio de Maragojipe.
Infelizmente estamos vendo tudo isso ir por água abaixo. Precisamos voltar urgentemente a investir no São João da cidade de forma organizada. É bom ressaltar isso, não basta assinar licitações emergenciais cinco, dez dias antes do evento, precisa de organização. Com o evento mais pessoas vistam a cidade, os moradores compram mais para receber suas visitas, o comércio investe mais e assim o dinheiro circula na própria cidade. Não se pode culpar o calendário das festas, o bando anunciador sempre saiu e sempre sairá 40 dias após o São João isso não é desculpa.
A prefeitura também poderia aproveitar a oportunidade e dar uma trégua no embate político partidário, tendo em vista o fim das eleições e priorizar as bandas locais independente de quem apoiaram nas eleições e contratar os próprios maragojipanos para animar a festa com bandas locais. Mais uma vez, o dinheiro que financiaria uma única banda de fora, que passariam duas horas na cidade e iriam embora, vai ficar aqui e impulsionar ainda mais nosso comércio.
Alegar falta de verba, só mostra outra vertente danosa desse governo, a da incompetência. O Governo do Estado da Bahia através da Bahiatursa lançou edital para financiamento de festas juninas e os municípios tiveram até o dia 26 de maio para se inscrever. Procedimento padrão de levantamento de documentos e certidões e um bom projeto justificando a importância do evento para cidade. Precisamos saber por que não foi feita a inscrição.
Isso significa que, Maragojipe não fará sua festa com pouco investimento próprio por incompetência ou má vontade. Em ambos os casos o maior prejudicado é o maragojipano, principalmente o mais pobre que teria a possibilidade de ganhar uma renda extra nos festejos.
Outro segmento que sofrerá bastante impacto com essa ação da prefeitura é a juventude maragojipana, e é confiante nesses milhares de jovens insatisfeitos e cada vez mais conscientes que deposito minha esperança. Cabe a nós a transformação que tanto almejamos.
Renato Uau
Não vamos desistir de Maragojipe, não vamos desistir do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca escreva para os outros, o que você não gostaria de ler