quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O dia na historia por Dr. Paulo Vicente Guerreiro Peixoto


Hoje 16 de agosto de 2017, é o 228.º dia do ano no calendário gregoriano (229.º em anos bissextos). Faltam 137 para acabar o ano.
Em 1852 ocorre a Fundação da Cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí.
Em 1915 começa a Primeira Guerra Mundial - o cruzador inglês "Baralong" afunda o submarino alemão "SM U-27".
Nesta mesma data em 1942 inicia-se a Segunda Guerra Mundial - Um submarino alemão torpedeia os navios brasileiros Aníbal Mendonça e Aníbal Benévolo. No dia seguinte, são atingidos os navios Araxá e Itagibá.
Também, nesta data em 1992 , manifestantes saem às ruas de todo o Brasil para pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello.
No esporte, em 2006 Sport Club Internacional vence a Copa Libertadores da América pela primeira vez e em 2008 - César Cielo Filho ganha a primeira medalha de ouro olímpica da natação brasileira em Pequim.
Esta foi a data que em 1906 nasceu Oscarito, ator e comediante hispano-brasileiro (m. 1970), que tanto nos fez sorrir junto com o, também, ator Grande Otelo.
Assim como em 1923 o estadista Shimon Peres, político israelense e Millôr Fernandes, escritor, poeta e humorista brasileiro (m. 2012).
Na música nasceram os cantores e compositores em 1948 - Odair José, em 1951, Marcelo Nova e José Augusto em 1953. Além de em 1958 Madonna, cantora e atriz norte-americana.
Faleceram nesta data em 1900 - Eça de Queirós, escritor português (n. 1845) , em 1977 - Elvis Presley, cantor, compositor e ator norte-americano (n. 1935), em 2003 Idi Amin, ex-ditador de Uganda (n. 1928), Haroldo de Campos, tradutor e poeta brasileiro (n. 1929), em 2008 - Dorival Caymmi, cantor, compositor e pintor brasileiro (n. 1914), em 2016 Elke Maravilha, atriz brasileira (n. 1945) e João Havelange, industrial brasileiro e ex-presidente da FIFA (n. 1916).


Hoje temos como Santos do dia:
Santo Estêvão da Hungria e, para nós brasileiros e, principalmente, para o nosso Distrito de São Roque do Paraguaçu o dia de São Roque.
Roque de Montpellier é um santo da Igreja Católica Romana, protector contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É também considerado por algumas comunidades católicas como protector do gado contra doenças contagiosas.
Nas religiões de matrizes africanas, é Obaluaê, assim como Omulu, traz a cura para as nossas doenças. É a energia de Obaluaê que possibilita a atuação dos médicos e profissionais de saúde para trazerem o alívio necessário às dores dos que sofrem. É considerado o médico dos pobres.
Assim, saudo todos meus Amigos e Irmãos neste dia, rogando a São Roque que ele nos proteja e nos livre das doenças, não só físicas, mas, as espirituais também, que possa se fazer presente espiritualmente em todos Hospitais, Unidades de Saúde, nos Asilos, nos lares, curando todos os enfermos e que olhe pela saúde do povo brasileiro.
Se tens fé ore: Oração à São Roque
Para alcançar a cura em qualquer enfermidade
Ó inefável padroeiro nosso, São Roque, pela ardente caridade com que amastes o próximo nesta terra, chegastes a expor vossa própria vida para assisti-lo nas necessidades e doenças, especialmente nas moléstias contagiosas.
Oh! Fazei que estejamos sempre livres dessas terríveis enfermidades e livrai-nos da peste ainda perigosa que é o pecado.
Amém.
Que o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO nos ilumine hoje e sempre.
Muita Luz.
Paulo Vicente Guerreiro Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca escreva para os outros, o que você não gostaria de ler