sábado, 10 de março de 2018

Maragojipe: Igreja de mais 300 anos é demolida no distrito da Piedade



Uma igreja foi demolida recentemente no município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, trata-se da igreja de Nossa Senhora da Piedade, que atualmente pertence a recém-criada paróquia de São Roque do Paraguaçu.



De acordo com a professora de artes formada pela UFBA, Ana Lúcia, residente na cidade vizinha de São Felipe, a igreja da Piedade tinha uma arquitetura do século XVIII e deveria ser restaurada e não demolida.
“O arquiteto conceituado de Salvador, Nilton Morais Andrade, e o engenheiro civil, Edmundo Andrade Neto, deram um parecer afirmando que havia problemas na estrutura da igreja da Piedade, mas tinha condições de ser recuperada, preservando a sua estrutura”, disse Lúcia.

Já a professora Licia Maria Barbosa Silva falou que foi feito um levantamento, e que aproximadamente R$ 100.000,00 (cem mil reais) seria suficiente para fazer a reforma.“Criamos o grupo ‘Amor a Piedade’ formado por pessoas que tem origem na comunidade, que fez um projeto de acordo com orientações do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Hélio Pereira, o projeto foi refeito com as observações de Dom Hélio e encaminhado para a Cúria Diocesana”, disse.



Ainda de acordo com Lícia Maria, o grupo ‘Amor a Piedade’ pretendia fazer bazar, palestras e outros eventos para levantar fundos, mas de repente mandaram demolir a Igreja com um trator. “A igreja da Piedade fazia parte da cultura social, histórica e econômica do local”, encerrou Lícia.

Nossa redação fica a disposição da Paróquia de São Roque do Paraguaçu, como também da Arquidiocese de Salvador para quaisquer esclarecimentos.


Vejam abaixo um vídeo onde uma mulher chora, ao ver a igreja em ruínas 



Informações Manoel Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca escreva para os outros, o que você não gostaria de ler