quarta-feira, 16 de maio de 2018

Tucano: Prefeito que é maragojipano anuncia a primeira atração do São João 2018

Confirmada uma das primeiras atrações para o São João 2018 da cidade de Tucano Ba. Bell Marques marcará presença esse ano em uma das melhores festas do interior baiano.
O Prefeito Dr. Sérgio disse que esse ano a festa será melhor do que o ano passado, Maragojipano na veia não poderia deixar a tradição morrer.
Foi publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (14), a confirmação da contratação para o Arraiá das Águas Quentes, como é conhecido o São João em Caldas do Jorro, Tucano. A relação completa dos artistas dos festejos juninos será anunciada amanhã dia (17). Bell tocará no dia 21 de junho.
Economicamente o município sobrevive da agricultura (feijão e milho), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos), turismo, sendo seu ponto principal a Estância Hidromineral de Caldas do Jorro, cujo potencial turístico é um dos fortes atrativos o desenvolvimento da região. Outras atrações para muitos turistas que visitam Tucano é passar no Buraco do Vento, belíssimas formações rochosas, esculpida pela própria natureza. Tem ainda a Cachoeira do Inferno, formações rochosas, tipo quênio, com queda d’água, esculpida também pela própria natureza, de muita beleza. A feira de Tucano não deve ficar de fora do roteiro; ela acontece nos sábados, e como as feiras nas cidades do sertão são bem interessantes, o visitante encontra uma série de novidades e em um rápido passeio pode perceber-se a autêntica geografia humana da região.
Tucano tem ainda vocação econômica voltada para a manufatura artesanal, sendo o Povoado de Tracupá um pólo de artesões de artefatos de couro, nas confecções de carteiras, bolsas, ponchetes, cintos, roupas, bonés etc; cuja produção exporta-se para os estados de São Paulo, Paraná, Brasília, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Ceará. Pratica-se também o artesanato de palha, fibras, cipó, madeira, cerâmica etc.
Sérgio prefeito da cidade de Tucano que é maragojipano

Turismo em Tucano,
Como outras cidades, Tucano também tem comemorações; como por exemplo: Semana Santa, com Procissão do Senhor Morto; O Natal, culminando com a Missa do Galo; o São João com fogueiras e fogos de artifício, animado por sanfoneiros e bandas de forró em Caldas do Jorro;e o arraía do jegue,com bumba-meu-boi e a tradicional corrida de jegue em Jorrinho; festa da Padroeira Nossa Senhora Santana, encerrada com a Procissão, Festival de Chope e a Micareta; festa da Independência da Bahia, realizada na Rua 2 de Julho; festa da Independência do Brasil, realizada na Rua 7 de setembro; no interior do município realiza-se ainda as festas de Santo Antonio (13 de junho) no povoado de Creguenhem; São Pedro (29 de junho) nos povoados de Poço Redondo e Olhos D’água; aniversário de Tucano (21 de março) e Jorro (4 de dezembro) realizada em ambas as localidades citadas; Vaquejadas: Parque José Valdir de Santana (agosto), Parque Sol Posto (setembro) e povoado de Tracupá (outubro).
Sua população estimada em 2013 era de 55.923 habitantes.
Apesar da alta proporção não-nativa e não-ocidental em partes do estado da Bahia (algo relativamente comum em partes da antiga região Leste do IBGE, principalmente em suas sedes e entorno), Tucano é uma cidade com influência indígena e holandesa, na sua colonização. A cidade possui menos influências afrodescendentes que a média do estado, pois ficava numa longitude pouco propícia a plantation, ou seja, solo menos argiloso e umidade menos propícia ao insumo dos produtos mais exportados por séculos pela zona costeira de Salvador e recôncavo.

Fonte e Autoria: Redação Recôncavo Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca escreva para os outros, o que você não gostaria de ler